POGLI®
A- A+

Planejamento Otimizado e Gestão de Logística Integrada (POGLI®)

Atualmente o crescimento da demanda de serviços logísticos necessitam de um sistema de informações de Apoio a Decisão (SAD) que se compõe de uma série de outros subsistemas, caracterizando-se pelo modelo ERP (Enterprize Resource Processing). Muito se tem desenvolvido neste sentido para os setores formais das empresas no que tange a administração geral (contas a pagar e a receber, contabilidade, pessoal, marketing, estoques, etc). No entanto iniciativas nos setores de logística de distribuição ainda carecem de ferramentas que apoiem na interoperabilidade sistêmica de vários de seus departamentos, como no atacado, sistemas de distribuição porta em porta, sistemas de coleta de lixo, controle de doenças e outros.

A GRAPHVS desenvolve vários POGLI: Coleta de Lixo (SisRot LIX), Atacadistas e coleta de lixo hospitalar e comercial (SisRot Full) e Controle de Doenças Transmitidas por Arboviroses (WebDengue). No modelo POGLI para a coleta de lixo, a arquitetura sistêmica permite planejar de forma otimizada e acompanhar a execução em campo dos planos dentro de empresas do setor que operam com pessoal, frota e diferentes tipos e destinações dos recursos para a coleta domiciliar, seletiva domiciliar e a varrição (manual e mecanizada).


Arquitetura do POGLI-LIX para a Coleta de Lixo

O esquema POGLI mostrado na figura acima apresenta uma arquitetura operacional sistêmica computacional que integra, através da web, uma série de serviços de planejamento otimizados e gestão para a coleta de lixo. Setorização e roteirização de coleta domiciliar, seletiva domiciliar e varrição podem ser planejadas de forma otimizada (usando métodos e processos matemáticos de Pesquisa Operacional) tendo como base o sistema SisRot LIX, e integrando-se a isto os sistemas de acompanhamento de campo das rotas planejadas CherryTrack LIX (Motorista e Gestor), o módulo de atribuição de pessoal a setores, o módulos Escalonador que permite a confecção de escalas de coleta dos veículos e pessoal, enquanto temos também o módulo SisFrota que acompanha os gastos, os indicadores de manutenção através dos status de rodízio de pneus/óleo/outros, e outros itens da operação diária dos veículos da frota. Por fim o sistema de acompanhamento da produção TrashControl, que permite visualizar o desempenho das equipes nos setores de coleta, a evolução da produção de lixo por setor, circuito, faturamento da coleta por período e mais detalhes sobre eficiência de coleta.

As informações circulam através de um webservice que está disponível na web 24/7, e atua na recepção dos planos e disponibilização das informações de execução das tarefas de acordo com as liberações e atribuições determinadas pelo sistema de operações das empresas do setor.

Esta solução pode ser incorporada a uma empresa de coleta de lixo após a realização de um rigoroso trabalho de replanejamento de setores e roteiros das diversas coletas (domiciliar, seletiva e varrição), a qual funcionaria no ambiente sistêmico operacional da empresa de forma ininterrupta.

Nesse modelo de negócios, a GRAPHVS opera na modalidade de risco, porém o desembolso preliminar do processo de implantação é do cliente. Com os resultados os valores adiantados serão deduzidos à medida que o projeto for sendo executado na empresa pelo tempo de sua contratação.

Os valores comuns neste caso são rateados do que for economizado (a combinar), ficando a GRAPHVS com a responsabilidade de implantar, manter e melhorar os sistemas em funcionamento e propor melhorias continuas ao sistema à medida que o POGLI estiver em funcionamento. Cada POGLI® estará vinculado a uma unidade básica de operação da empresa, o que corresponde ao atendimento a uma única cidade.

Telefone:

(85) 3261-7630

e-mail:

graphvs@graphvs.com.br

Endereço:

Rua Vicente Linhares, 521 - Sala 913, Aldeota CEP: 60135-270 Fortaleza - CE - Brasil
Visualizar GRAPHVS em um mapa maior
GRAPHVS Consultoria em Tecnologia de Sistemas Ltda.
© 2024 | All Rights Reserved
Desenvolvido por:
Luiz Prudencio    lprud@graphvs.com.br