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O SisRot® Lix é um SAD Espacial que permite a SETORIZAÇÃO e ROTEIRIZAÇÃO otimizada de regiões com alta densidade de serviço, tais como: a Coleta de Lixo Domiciliar e Seletiva, Varrição, …
pintura de meio-fio, coleta conteinerizada ou mista, Entrega/Coleta de Gás Engarrafado, Prevenção da Dengue/Zika/Chikungunya/Febre Amarela, Entrega de correspondências, Leitura de Energia/Gás/Água, Inspeção de Trilhos, Dutos, Rede Elétrica e outras.
APLICAÇÕES DO SisRot® LIX– ÁREA DE COBERTURA E ROTAS
INSPEÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO, REDES ELÉTRICAS OU REDES DE ESGOTO;
INSPEÇÃO DE DUTOS OU TRILHOS;
RONDAS POLICIAIS
FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
MANUTENÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
O SisRot® LIX vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos 35 anos pela equipe da GRAPHVS, desde o mestrado, doutorado e pós-doutorado do prof Marcos Negreiuros, e Mestrado de sua equipe técnica de desenvolvimento principal (Ver equipe).
VERSÃO 2.0
Veja o vídeo da versão 2.0
VERSÃO 5.2 (Lançada em Jan/2025!)
Esta versão incorpora a resolução de processos de coleta domiciliar mista com conteiner, coleta combinada com amontoamento e puxada, seletiva domiciliar e varrição (manual e mecânica) no mesmo ambiente considerando a formação simultânea de Zonas / Setores / Circuitos e Rotas de uma frota heterogênea (VeÍculos de diferentes capacidades de carga).
Esta versão foi amplamente melhorada da anterior, incluindo agora no modo de edição a visualização dos mapas com fundo imagens de satélite e mapas digitais dos mais importantes mantenedores deste servi;co (Google, ESRI e OSM), estando mais rápida, mais ampla, com melhores recursos de preparação das redes, otimização de setores e rotas e com maiores possibilidades de resolução de problemas extremamente complexos relacionados ao agrupamento e roteirização de veículos em serviços de alta densidade populacional.
RECURSOS
Geoprocessador ESRI
Consultas diretas no mapa com a visualização de ruas, bairros, rios, lagos e outros (Casamento de endereços);
Visualização de arquivos .SHP gerados a partir de dados proprietários de empresas de geoprocessamento ou gratuitos provenientes da OSM;
Camadas: Oceano, Cidade, Bairro, Hidrografia, Quadras, Ruas e Setores Censitários.
Editor de Grafos: Malha Viária: Inserção/Alteração/Deleção/Visualização de Cruzamentos ou Vértices notáveis; Tipos de Vértices: Rede, Garagem e Destino Final; Criação/Alteração/Retirada de vias de mão única e mão dupla, e duplicação de vias; Seleção/Retirada dos segmentos de logradouro requeridos para serviço; Planilha de produção por segmento de rua: por metro ou por outro fator – no de residêcia ou número de pessoas; Mudança automática de sentido de rua: Mão-Única -> Mão Dupla, Mão-Única -> Mão-Única; Movimentos Proibidos: manobras não permitidas em cruzamentos; Checagem e construção da forte-conectividade da rede viária: Vértices Isolados, componentes Conexas, vértices não atingíveis; Obtenção automática de redes a partir de arquivos .SHP e .XML (OSM); Juntar/separar/eliminar redes: armazenamento e composição de partes independentes.
Visão do SisRot® LIX – Rede (Nova, Salvar e Eliminar)
Geração de grafos no padrão .GRF e .XML (Formato texto para banco de dados)
Editor e Gerador de Agrupamentos
(a) Jardins, Itaim Bibi e outros – SP
(b) Divisão de Zona em Setores – (Setores 45t e 57t)
(c) Divisão de Setores em Circuitos (Circuitos 15t e 19t)
(d) Divisão de um Setor em 3-Circuitos ou viagens (Circuitos 15t e 19t)
Ferramentas de Agrupamento
Criação e alteração de Regionais, Zonas, Subzonas e Circuitos sobre Segmentos Requeridos – sem restrições somente por quantidade de unidades;
Transferência de segmentos de rua com acompanhamento de dispersão e carga entre regionais/zonas/setores/circuitos – dependendo do nível de visualização;
Criação de Regionais/Zonas/Setores/Circuitos sobre Segmentos Requeridos – com restrições de peso por circuito;Criação simultânea de Zonas+Setores+Circuitos sobre Segmentos Requeridos – com restrições de peso e tempo máximo de serviço por setor (Relativo ao dia de trabalho de um caminhão ou mais tipos distintos de de lixo ou de uma semana de trabalho de um varredor de rua, carteiro, leiturista de energia/gás/água).
Rotas com “Puxada” definidas com o parâmetro da distância de puxada. Permitindo que o motorista encoste e faça a puxada em ruas sem saída, e outros pontos;
Rotas com Pontos Especiais de coleta, onde aqui é possível incluir nos percursos pontos especiais de coleta com carga específica, onde se tem grande concentração de lixo;
Misturando rotas sobre ligações e rotas sobre pontos especiais de coleta (General Routing Problem).
Setores divididos incluindo conteiners.
Rotas considerando segmentos de rua e conteirners
Unidades de carga: Quarteirão, pontos especiais de coleta, pontos de puxada ou coleta em conteiners;
Rotas Combinadas – Coleta Amontoando (Humana) e Coleta Mecanizada;
Rotas por Setor – Incluindo restrições de tempo total de serviço e carga por setor
Rotas por Circuito – Incluindo apenas velocidades e tempos de carga/descarga
Rotas Balanceadas – equilibrar as cargas por viagem
Rotas Suavizadas – procura reduzir o desgaste do motorista com movimentos como retornos em U e manobras à direita e esquerda, preferindo movimentos em frente e à esquerda (lado da direção do motorista).
Serviços de Rotas (Jales/SP) – Domiciliar em coleta livrando/amontoando (humana) e com o veículo.
Recursos Avançados Editor de rotas – permite alterar cada rota individualmente, evitando problemas não indicados nos parâmetros de rotas; Editor de Frequências módulo de geração de frequências (de acordo com o dia da semana, horário de trabalho) e atribuição a zonas a frequências específicas; Cadastro de Veículos e Pessoal é um módulo que permite manter o cadastro de pessoal e de veículos ativos para uso operacional, Atribuição de Veículos e Pessoal a Setores de Serviço permite a composição de equipes de trabalho e atribuição destas equipes aos seus veículos e seus locais de trabalho em campo; Geração de Pontos de Acumulação é um módulo que permite a criação de pontos de acumulação onde será colocado o lixo varrido em sacos padrões em esquinas de logradouros acompanhando o percurso varredor manual. Estes pontos são enviados ao sistema SisRot Full que aqui se integra para gerar rotas do caminhão de coleta dos sacos da varrição manual.
Visualizadores e Relatórios Resultados dos Agrupamentos e Rotas Regional/Zona/Setor/Circuito – Indicando quantidade de segmentos agrupados, dispersão, carga total, capacidade do veículo ou de carga de serviço(Visão em Relatório e na Tela) Visão Animada das rotas por setores e/ou circuitos; Visão em Multigrafo da Rota do Circuito (Esta visualização é única e direta, representando a orientação de travessia de cada segmento de rua de um segmento e se há ou não serviço no local) Visão em arquivo .KLM – Google Earth ou Google Maps (Arquivo útil para ser usado pelas empresas rastreadoras ou para acompanhamento de veículos ou pessoal enquanto realizam seu trabalho no campo). Múltiplos setores e rotas simultaneamente são gerados, aumentando a produtividade do serviço. Relatório de Rotas no Circuito – indicando o multigrafo com o nome das vias atendidas, a carga, o tempo e a distância do percurso com produção em arquivos .XLS e/ou .PDF Relatório de Setor – indica a região de cobertura com a visão dos agrupamentos dos circuitos, e mostra os resultados de cada circuito (conforme relatório anterior) com produção em arquivos .XLS ou .PDF Relatório de Zonas – indica as Zonas de Coleta com a visão dos agrupamentos dos Setores, e mostra os resultados gerais das Zonas (Prerímetro, produção, frequência e horários) com produção em arquivos .XLS e/ou .PDF Relatório de Rota por Circuito – indicando todo o movimento no circuito, trecho a trecho, com a descrição das atividades a serem realizadas e os horários de cobertura conforme início, tempos de descarga e as velocidades de operação com o caminhão vazio, com o caminhão cheio, com o caminhão em carga e com o caminhão trafegando no trecho sem serviço. Ex:ROTAS_01020101_MAZAGAO_OSM – A4
PRINCIPAIS PARÂMETROS
Tipos de unidade de coleta (veículos, varredores, varredeira mecânica) disponível, custo fixo, custo variável, e quantidades (se houver)
Locais da garagem e de destino final
Velocidades de veículo/Indivíduo: Cheio, Vazio, Serviço, Entre Serviços
Tempo de Carga/Descarga entre duas viagens
Distância e taxa de acumulação de lixo varrido
Distância máxima de puxada
Rotas Balanceadas (Rotas com cargas próximas no mesmo setor)
Rotas Suavizadas (Rotas que minimizam retornos e U e movimentos à esquerda, preferindo movimentos em linha reta e mantendo serviço contínuo).
VARRIÇÃO – SETORIZAÇÃO E ROTEAMENTO
No processo de setorização e roteamento da varrição, semelhante ao que se deve fazer para os leituristas de energia, de luz e de gás, assim como o carteiro e o agente de saúde, define-se automaticamente os setores de varrição de acordo com a frequência de cada área requerida. Em seguida o sistema produzirá rotas abertas, indicando o local de início e fim de cada dia de trabalho da semana assim como o percurso mais econômico a ser executado.
Setores exemplo de varrição cada um com 6 dias de trabalho.
Divisão de um setor em 6 circuitos a serem executados em 6 dias de trabalho da semana
Rota do terceiro dia de trabalho
Camada de frente – SisRot LIX Camanda de fundo – Google Maps
Visualização em .KML do segundo dia de trabalho.
A visão acima é de percursos que são percorridos de forma monotônica por garis que ao concluírem o seu serviço vão para suas casas deixando o lutocar no local de destino. A rota inversa pode ser realizada da mesma forma no próximo dia, facilitando a chegada do gari e retomada do serviço, principalmente em locais com frequências maiores.
O modelo acima é adequado para uma dupla de garis trabalhando no mesmo itinerário simultaneamente entre duas sarjetas do mesmo segmento de rua. No entanto, itinerários menores podem ser construídos considerando o percurso de um só gari para ambos os lados da via.
Para ser mais realista ao trabalho realizado pelos garis ou mesmo por serviços mecânicos de desobstrução de bueiros, é possível tratar o mesmo problema de outra forma, a partir dos contornos de quadra, como se apresentam nas figuras abaixo.
Neste modelo de cálculo de varrição os setores e itinerários são construídos de forma a garantir que apenas um gari estará trabalhando, como deve ser. Passagens entre quadras, travessias de quarteirão não são computadas, e assim os roteiros e custos ficam mais próximos ao real, já que a produtividade de dois garis é bem maior do que dois trabalhando no mesmo lado, quando se coloca um de cada lado da via. No SisRot®LIX o número de garis é minimizado e a cobertura das sarjetas e maximizada em uma escala sem precedentes. Essa abordagem é aplicada nos projetos de pintura de meio-fio, além da varrição quando a camada de quadras está disponível nos arquivos da cidade.
Aqui por exemplo, podemos mostrar facilmente a escala do processo de confecção de setores e itinerários de varrição para uma situação hipotética da subprefeitura SÉ de São Paulo. Mais de 300 itinerários de circuitos foram produzidos e divididos, assim como seus itinerários, considerando uma carga máxima de serviço por gari de 2400m. Tudo calculado e representado em menos de 10 minutos.
METODOLOGIA DE SOLUÇÃO
Os nossos métodos são todos desenvolvidos para uso em memória principal dos computadores modernos, garantindo o máximo desempenho na obtenção das soluções e sua verificação. O sistema foi desenvolvido nesta versão para computadores de 32bits, podendo ser usado em máquinas 64bits, com capacidade de resolução para cidades de grande porte como Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Brasília, e através de processos de regionalização em mega-cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O sistema suporta redes de até 70mil vértices e 130mil ligações para resolução de cidades de grande porte.
Obviamente o desempenho dos métodos depende bastante do tamanho das redes. Deste modo recomenda-se que ao máximo seja fracionada. No entanto, grandes redes garantem maiores e melhores resultados de otimização dos percursos e recursos, reduzindo substancialmente pessoal e equipamento utilizado para as empresas.
Algoritmos de Agrupamento Capacitado
Desenvolvidos pelos introdutores do problema na literatura mundial da área, inclui-se no SisRot® Lix os melhores métodos (Estado da Arte) no tratamento de problemas de agrupamento heterogêneo, problema este também introduzido pela equipe de pesquisadores da GRAPHVS.
Algoritmos de Roteamento
Simétrico e Assimétrico (Leituristas/Varredores/Agentes/Carteiros) – Problema do Carteiro Rural Aberto (ORPP – Open Rural Postman Problem) – Algoritmos Estado da Arte desenvolvidos pelos pesquisadores da GRAPHVS.
Assimétrico (Coleta de Lixo e Distribuição de Gás Engarrafado) – Problema do Carteiro Rural Generalizado (GRPP – Generalized Rural Postman Problem) – Algoritmos Estado da Arte desenvolvidos pelos pesquisadores da GRAPHVS.
Problema de Setorização e Roteamento– Sector Routing Problem
São unidos os dois conjuntos de métodos acima indicados, de modo a obter os melhores resultados em economia global para o problema de setorização e roteamento. Este problema indica a necessidade de desenvolver rotas que cobrem uma região em uma ou mais viagens, partindo de uma garagem e concluindo um descarrego a cada carga completa ser atingida, isto permanecendo em um número máximo de horas de trabalho, O problema assim como os métodos estado da arte foram propostos pelos pesquisadores da GRAPHVS, e atendem amplamente os conceito das aplicações acima elencadas.
Setorização e Roteirização (rota apresentada somente de um circuito do setor)
São características do Setorizador e Roteirizador SisRot®LIX e GeoScript®
PREPARAÇÃO DE BASES DIGITAIS E GEOPROCESSAMENTO
Recuperação automática de malhas viárias e módulos de verificação de forte-conectividade
Sistema utiliza geoprocessamento ESRI de pontos de referência e demais elementos geográficos pertinentes a rotas – segmentos de ruas, sentidos de ruas, dias de coleta da semana, tipo de equipamento específico para o uso
Editor de malha viária específico para roteamento em arcos, utilizando a tecnologia de grafos
Editor de áreas de serviço – Altera o conjunto de segmentos de rua que pertencem a uma regional, zona, setor e/ou circuito
Definição de velocidades de coleta, vazio, trânsito em coleta e carregado por setor e geral
Definição dos horários de coleta, frequências de visita e tempos de descarga por setor e geral
Geoprocessamento em nível de cidades utilizando geoprocessador da ESRI (Maior empresa mundial de geoprocessamento);
Gerenciador integrado de posicionamento de clientes conectado ao Google Maps por API, o qual transfere coordenadas para o banco de dados do S i s R o t®;
Integrado ao Google EARTH e/ou MapsTM para visualização dos agrupamentos e das rotas através de arquivos .KML;
Link com os dados gerados pelo sistema de acompanhamento via GPS (CherryTrack® LIX);
Geração de arquivo no formato .XML e .KML ou indicado pela empresa para acompanhamento dos veículos e motoristas.
Localização automática de endereços por CEP e número sobre o mapa geoprocessado no módulo LOCALIZA®, usando mapas Google/OSM ou mesmo busca e indicação manual sobre o território nos dois tipos de mapas
Localização de ruas na malha viária – por nome ou cep
Integração com mapas gerados de fontes .OSM através de mapas no formato .SHP
Gerador de cenários de produção de lixo em função da distância da coleta, ou planilhas para recepção de dados de produção de lixo por segmento de rua indicados por levantamentos de cubagem
Produção probabilística do lixo por segmento de rua e pontos especiais recuperada via planilha Excel
Cálculo de produção baseado na população ou imóveis por setor censitário da cidade
Redefinição da nomenclatura dos setores e circuitos, assim como de sua ordem de atendimento.
Módulo de geração automática de grafos para varrição sobre calçadões e sarjetas
Edição das ligações para realizar as rotas da coleta manual
AGRUPAMENTO
Seleção individual e múltipla de segmentos de rua que participam da coleta definindo novas topologias de setores e circuitos
Agrupamento por restrição de capacidade e tipos de grupos com quantidades e capacidades máximas distintas
Agrupamento das áreas de coleta e edição dos agrupamentos resultantes
Definição baseada nos nomes de bairros dos setores e circuitos
Edição de agrupamentos com visualização instantânea das alterações de carga nos setores e circuitos.
ROTAS
Única garagem, ponto de apoio e destino final (Aterro, Estação de Transferência, Lixão, Usina) para um conjunto de rotas
Gerador de rotas por regiões agregadas ou separadas
Editor de rotas por segmento de rua
Rotas em frota homogênea e heterogênea, possibilitando 3 diferentes maneiras de gerar soluções de agrupamento e roteamento das áreas de coleta
Abre/Salva rotas para verificação de percursos realizados
Transfere rotas com recálculos de setores com melhores custos
Definição simultânea de roteiros de veículos iguais ou distintos com restrições de produção – minimizando frota e custo total de coleta na cidade
Rotas considerando a coleta sobre segmentos de ruas (rua-a-rua) e/ou sobre pontos especiais de coleta (Grandes condomínios, Shopping Centers, Locais de Puxada, Coleta Manual e Containers). Caracterizando o módulo de coleta Generalizado (Em pontos e segmentos de logradouro simultaneamente)
Roteirização com melhorias interativas (Pós-Otimização) e suavização das rotas – redução de retornos em U e manobras difíceis, para melhorar a dirigibilidade e reduzir o tempo de dirigir do motorista
Roteirização considerandomovimentos proibidos de tráfego pós-suavização
Rotas considerando acoleta manual e transferência para geração de percursos separados de veículo e respectiva coleta manual
Rotas hierarquizadas em circuitos de coleta – Preferências na ordem de atendimento de áreas no mesmo circuito de coleta.
VARRIÇÃO
Módulo de geração de rotas de varrição após agrupamento específico – Aqui não se considera as orientações das vias de varrição, e a varrição é feita e medida conforme o eixo da via ou pelos dois lados da via (afastados por uma distância parametrizada)
Módulo de geração automática de pontos de acumulação de lixo para a coleta da Varrição ou para coleta em Feiras (Integrado ao SisRot® FULL)
ATRIBUIÇÃO
Escala diária/período dos veículos e frota de utilização diária (Veículos → Rotas), usando CherryTrack® LIX
Módulo de transmissão de dados de rotas a serem realizadas por dia da semana para o CherryTrack® LIX (Motorista e Gestor)
Módulo de escala e atribuição de veículos a rotas
Base de dados e relatórios de acompanhamento de rotas planejadas x praticadas – se usado CherryTrack® LIX, com atualização automática dos dados da evolução das rotas e posicionamento de clientes
Módulo de cadastro e atribuição de FREQUÊNCIAS de coleta para Zonas de operação (Turno, Horários de Turno, Dias da Semana), visualização do mapa de frequências considerando o conjunto das frequências de visualização
Módulo de cadastro de Pontos Especiais de Coleta: Containers, Clientes, Coleta Manual, Puxada, Feira
Módulo de cadastro de PESSOAL considerando: função, turno de trabalho, disponibilidade diária, período de Folga/Férias Prevista
Módulo de Atribuição de PESSOAL de coleta para SETORES de operação: Turno, Horários de Turno, Dias da Semana, incluindo recursos de gerenciamento de TURMAS de coleta que são atribuidas por dia
RELATÓRIOS
Relatórios dos setores de coleta, e devidas distribuições dos circuitos por setor, indicando as distâncias a serem percorridas, tempos de execução de cada viagem e o total, balanceamento de carga, contiguidade dos circuitos e setores em formato .PDF nas escalas A4,A3 e A0, com seleção do tipo de mapa base (GeoScript®)
Relatórios das regionais, zonas, setores de coleta, e distribuições dos circuitos por setor, indicando os perímetros de coleta e estimativa de carga. Feito em formato padrão para licitação (.PDF) nas escalas A4,A3 e A0, com seleção do tipo de mapa base (GeoScript®)
Relatórios das rotas em Multigrafo – Específico, com as distâncias a serem percorridas, tempos e carga estimados, nas escalas A4,A3 e A0, e visualização compacta ou subdividida em escala definida pelo usuário. Arquibos produzidos em (.PDF) com seleção do tipo de mapa base (GeoScript®)
Relatório de rotas rua-a-rua com indicação de locais e tipo de coleta (Normal, Container, Ponto Especial, Cliente), movimentação e manobras (enviado para planilha MS-EXCEL)
Relatórios de custo total das rotas por período, desempenho de motoristas e tempos de serviço por circuito de coleta – Sob demanda específica
Relatório de frequências de coleta com atribuição de frequências a Zonas de serviço
Relatório de PESSOAL de coleta (Motoristas, fiscais, coletores e garis-varredores) cadastrado
Relatório de composição de turmas de coleta
Relatório de ATRIBUIÇÃO de PESSOAL (Guarnição) a Motorista, Veículos e SETORES
Opções (por solicitação – itens de customização):
Rotas com restrições de tempo e capacidade simultâneas
Módulo de geração de grafos em 3D – considerando altitude dos cruzamentos das vias e pontos especiais de coleta
Escala diária para varrição (Funcionário → Setores de varrição)
Revisão de rotas para novas execuções
Localização de garagens, pontos de apoio e estações de transferência conforme o custo de instalação e distribuição do destino final com relação aos setores pré-definidos
Avaliação dos melhores setores de coleta e varrição em função de levantamentos específicos.
Telefone:
(85) 3261-7630
e-mail:
graphvs@graphvs.com.br
Endereço:
Rua Vicente Linhares, 521 - Sala 913, AldeotaCEP: 60135-270 Fortaleza - CE - Brasil