Framework multiplataforma integrado para o controle da dengue e outras arboviroses. Utiliza tecnologia de ponta da Pesquisa Operacional, Geoprocessamento, Ciência de Dados, Tecnologia Móvel, Banco de Dados e Web-Service para o gerenciamento inteligente de informações georeferenciadas em benefício da prevenção e combate dessas doenças.
É o ambiente web que permite visualizar o desempenho dos dois lados do sistema de prevenção e combate a Dengue/Zica/Chikungunya. Os lados são: Controle de Focos (de Aedes aegypti e/ou albopictus) e o Controle de Casos Humanos destas doenças. O sistema cruza as informações dos dois lados, com o objetivo de permitir o melhor desempenho do sistema na prevenção e combate das doenças, utilizando informações geográficas segmentadas e categorizadas.
Midia do Webdengue, módulo web de 2016.
Framework Webdengue®
Sistemas complementares ao Webdengue®:
Sistema Gestor® – Escala de Serviços de Agentes Sanitaristas
Controla todo o banco de dados de infestação e de operação de supervisores e agentes de campo. Gerando toda a logística de cobertura de percursos dos agentes do controle focal, epidemiológico e UBV-Veícular/Humana. O gestor também controla o acesso ao Webdengue na rede para cada cidade específica.
FUMACÊ – Formaliza e gera planos de rotas e escala de cobertura periódica em áreas de atendimento para os serviços de cobertura do veículo fumacê na rede viária da cidade, considerando as condições peculiares desta opção de intervenção.
UBV – Costal – Plano de rotas para os serviços de cobertura do agente munido com o borrifador costal, visitando unidades da cidade que estão em situação de bloqueio (fechamento de transmissão – casos e focos no mesmo local), e também considerando as condições peculiares desta opção de intervenção.
Smart Supervisor-Agente e Epidemiologista
Supervisor® – Software para Android que carrega informações de visitas em campo de agentes de endemias, formados em equipes sobre uma supervisão de campo específica. Em três níveis: Coordenador Geral – Supervisor Geral – Supervisor de Campo. Os dois últimos supervisores entregam e recebem os resultados das visitas dos agentes do controle de endemias em campo, cuja ordem de visitação de cada agente é definida pelo sistema Gestor, ou por eles mesmos, podendo inclusive fazer redirecionamento de visitas entre agentes de um mesmo supervisor de campo ou de diferentes supervisores. Permite a visualização geográfica dos imoveis a visitar e visitados na sequência, os imóveis com Aedes, e vê no mapa o estado de visitas por ciclo, e mesmo o relatório de visitas por ciclo.
Agente® – Recebe os dados de visitas a serem realizadas do Gestor ou do Supervisor de-Campo, e realiza a tarefa de acompanhar o percurso e a execução do serviço imóvel a imóvel incluindo as informações de censo, controle Focal, controle de armadilhas, controle de Pontos Estratégicos, e LIRAa. Com os dados e a geração de tubitos em campo os laboratórios de Zoonoses atestam a positividade de focos (Se é Aedes ou não) nos diversos recipientes encontrados. O sistema controla os inseticidas usados e sua quantidade aplicada, e permite a visualização das estatísticas do trabalho diário, semanal ou do ciclo. Enquanto as informações são coletadas, o sistema envia os dados da visita, os imóveis com Aedes e posicionamento do agente diretamente para o webservice da GRAPHVS, que atua 24/7, recebendo os dados de campo tão logo haja disponibilidade de rede para isto.
Epidemiologista® – Trata-se de um app tradicional, que cadastra pacientes com suspeita de arbovirose, e que encaminha as fichas do SINAN preenchidas pelo epidemiologista para que seja operacionalizada pelo LACEN no caso de haver envio de sorologia para confirmação laboratorial de agravo da doença. Caso a notificação seja clínica, o processo segue os trâmites padrões. O aplicativo localiza o endereço dos doentes no mapa, permite a visualização dos casos no mapa digital assim como permite a a visualização gráfica da evolução das arboviroses ao longo de um dado período de tempo.
GEOGRAPHVS®
Midia do Geographvs numa versão de 2011.
O Sistema GeoGRAPHVS é um módulo importante para a produção de mapas digitais de cidades, considerando as características de informação específicas do controle e prevenção da dengue. Camadas são construídas de forma paralela, de modo a permitir a realização do mapeamento no menor tempo possível. Usa o geoprocessador básico ESRI.
Dynagraph®
O Dynagraph é uma ferramenta de visualização, agrupamento e previsão espaço-temporal que permite obter dados de casos humanos e/ou focos de modo que seja possível acompanhar a evolução da doença e/ou do crescimento da população de Aedes assim como sua mobilidade no espaço e no tempo nas cidades. Assim como em um filme, o Dynagraph permite que se tenha uma ideia de movimento da infestação do mosquito, a ocorrência dos casos humanos e ao mesmo tempo parar e identificar o conteúdo de cada ponto de interesse (Foco ou Caso) marcado no mapa.
O Dynagraph exibe as regiões mais críticas de ocorrência de Focos e Casos utilizando métodos de agrupamento natural estado da arte, e Machine Learning (Método Ensemble). Com esta ferrramenta é possível se fazer previsões de ocorrência de focos ou casos para a próxima semana epidemiológica, permitindo intervenções rápidas e tomada de decisões assertivas sobre a alocação dos recursos imediatos devido às Arboviroses.
Também, com modelos de previsão específicos, o Webdengue também permite sugerir as regiões críticas para o próximo período de forma automática.